domingo, 25 de outubro de 2015

Cuidado ...Alívio perigoso: descongestionante nasal Sorine/Neosoro

 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já alertou a população sobre os perigos da automedicação de congestionantes nasais com vasoconstritores, e até publicou uma lista daqueles que deveriam ser comercializados com tarja vermelha, ou seja, vendidos apenas mediante a prescrição de um médico.
Alguns medicamentos que contém substâncias vasoconstritoras:
  • Neosoro
  • Sinustrate
  • Sorine
  • Adnax
  • Rinoklin
O uso contínuo do medicamento faz com que a mucosa nasal absorva a substância vasoconstritora (fenilefrina, difenidramina, cloridrato de oximetazolina, nafazolina ou cloridrato de nafazolina), levando-os até a corrente sanguínea, aumentando os riscos de Pressão alta e taquicardia.
Ao contrário do que muitos pensam, não é a coriza nem a produção de muco que deixa o nariz entupido. É um edema, ou seja, inchaço nas mucosas que provoca a condição, diminuindo o espaço para a circulação de ar.
Algumas das mais comuns causas de nariz entupido são alterações climáticas, alergias, odores fortes, presença de ácaros, adenoides grandes, alimentos picantes, desvio de septo, estresse, fumaça de cigarro e uso abusivo dos descongestionantes nasais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário