domingo, 25 de outubro de 2015

Cuidado ...Alívio perigoso: descongestionante nasal Sorine/Neosoro

 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já alertou a população sobre os perigos da automedicação de congestionantes nasais com vasoconstritores, e até publicou uma lista daqueles que deveriam ser comercializados com tarja vermelha, ou seja, vendidos apenas mediante a prescrição de um médico.
Alguns medicamentos que contém substâncias vasoconstritoras:
  • Neosoro
  • Sinustrate
  • Sorine
  • Adnax
  • Rinoklin
O uso contínuo do medicamento faz com que a mucosa nasal absorva a substância vasoconstritora (fenilefrina, difenidramina, cloridrato de oximetazolina, nafazolina ou cloridrato de nafazolina), levando-os até a corrente sanguínea, aumentando os riscos de Pressão alta e taquicardia.
Ao contrário do que muitos pensam, não é a coriza nem a produção de muco que deixa o nariz entupido. É um edema, ou seja, inchaço nas mucosas que provoca a condição, diminuindo o espaço para a circulação de ar.
Algumas das mais comuns causas de nariz entupido são alterações climáticas, alergias, odores fortes, presença de ácaros, adenoides grandes, alimentos picantes, desvio de septo, estresse, fumaça de cigarro e uso abusivo dos descongestionantes nasais.
 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Porque dizer não para os andadores

O andador traz prejuízos no desenvolvimento psico e motor do bebê. A criança desde o nascimento passa por etapas do desenvolvimento em que cada fase serve de base para a próxima. Primeiro sustenta a cabeça, depois rola o corpo para os dois lados, se arrasta de barriga para baixo, senta com apoio, depois sem apoio, engatinha (alguns não passam por essa etapa), ficam em pé para então começarem os
primeiros passinhos..

Em todo desenvolvimento motor e de equilíbrio a criança explora o ambiente e os objetos em sua volta, desenvolvendo paralelamente o aspecto neurológico. O bebê tenta alcançar objetos, observa os adultos e suas ações e imita.

O andador força a criança a pular várias dessas etapas essenciais para o desenvolvimento. Ela, por exemplo, não deixa a criança experimentar os “tombinhos” naturais do início do aprendizado do caminhar e, assim, a aquisição do equilíbrio é limitado e pode ainda deformar a estrutura óssea da perna.

Se o bebê é pequeno para o andador, usará somente as pontas dos pés para movimentar-se, o que poderá causar alguns problemas ( marcha tardia, criança preguiçosa, alterações ósseas importantes)
Falsa liberdade – A sensação de liberdade que o andador oferece é ilusão. O andador não deixa a




Há poucos , uma pesquisadora sueca, Ingrid Emanuelson publicou uma análise dos casos de traumatismo craniano moderado em crianças menores de quatro anos, que considerou o andador o produto infantil mais perigoso, seguido por equipamentos de play-ground. De fato, ao longo de mais de trinta anos, as revistas médicas têm chamado a atenção para o grande risco do anda-dor, que anualmente causa cerca de dez atendimentos nos serviços de emergência para cada mil crianças com menos de um ano de idade. Isto corresponde a pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador. Um terço dessas lesões são graves, geralmente fratu-ras ou traumas cranianos, necessitando hospitalizaçãHá poucos meses, uma pesquisadora sueca, Ingrid Emanuelson publicou uma análise dos casos de traumatismo craniano moderado em crianças menores de quatro anos, que considerou o andador o produto infantil mais perigoso, seguido por equipamentos de play-ground. De fato, ao longo de mais de trinta anos, as revistas médicas têm chamado a atenção para o grande risco do anda-dor, que anualmente causa cerca de dez atendimentos nos serviços de emergência para cada mil crianças com menos de um ano de idade. Isto corresponde a pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador. Um terço dessas lesões são graves, geralmente fratu-ras ou traumas cranianos, necessitando hospitalização.

Por isso...e tantos outros motivos ,deixe que Seus filhos andem no momento certo,do jeito natural evitando assim a marcha e saúde do bebê!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Broncoaspiração

Broncoaspiração é definida como a aspiração de conteúdo gástrico ou corpo estranho na árvore traqueobrônquica, podendo causar traqueobronquite, pneumonite, infecções pulmonares e obstrução das vias aéreas por aspiração de material sólido.É quando o alimento, saliva ou secreção faz o trajeto errado e, ao invés de ir para o estômago, penetra na laringe, passa pelas pregas vocais, pela traqueia e chega aos pulmões, podendo causar pneumonia.

A aspiração do conteúdo gástrico resulta em inflamação pulmonar. A gravidade da lesão dependerá do ph do conteúdo gástrico e da qualidade da obstrução alimentar. Grandes partículas causam obstrução e as pequenas provocam inflamação prolongada. A pneumonia se desenvolve em 50% dos pacientes que aspiram, sendo a mortalidade de 50%. 
Tratamento:
O tratamento inicial para a aspiração aguda depende do reconhecimento rápido da aspiração e do manejo da hipoxemia aguda e da broncoaspiração. Devem-se aspirar as vias aéreas superiores e administrar oxigênio suplementar por máscara ou cânula, além de intubação e suporte ventilatório mecânico nos casos mais graves. o tratamento com antibióticos em muitos pacientes com aspiração maciça é empírico, pelo menos no início. As recomendações para regimes antibióticos baseiam-se nos fatores de risco, se a aspiração aconteceu ou não na comunidade ou foi adquirida na internação hospitalar ou por patógenos mais agressivos nos pacientes da UTI.