Seja na hora da troca de fraldas ou na hora do banho, o gesto traz bem-estar ao bebê e estreita os laços entre a família
O toque é um dos primeiros estímulos que as crianças recebem, desde antes de nascer. E provavelmente um dos que eles mais gostam! De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Dundee (Reino Unido) com mulheres entre a 21ª e a 33ª semana de gestação, os bebês reagem mais ao toque do que à voz da mãe quando estão no útero. Já depois do nascimento, o contato físico promove bem-estar e dá segurança aos pequenos. “Isso ocorre porque as terminações nervosas que temos na pele estimulam o sistema nervoso central, ativando a produção de hormônios que relaxam e geram bem-estar”, explica o dermatologista Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele.
Inúmeros estudos comprovam isso. Um deles, do Instituto de Pesquisa do Toque, da Universidade de Miami, por exemplo, comparou dois grupos de bebês prematuros hospitalizados. O primeiro era tocado apenas em situações inevitáveis, como durante alimentação e a troca de fraldas, enquanto o segundo recebeu carícias por 15 minutos, três vezes ao dia. Mesmo recebendo uma dieta similar, depois de vinte dias, os bebês do grupo estimulado ganhou 47% mais peso do que os demais – e ainda tiveram alta antes.(fonte:REVISTA CRESCER)
Shantala é uma técnica de massagem milenar para ser aplicada em bebês. Recebeu esse nome por Frederic Leboyer, obstetra francíês que fotografou a sequência completa quando uma mãe, de nome Shantala, massageava tranquilamente seu bebê em uma rua da Índia.
Para aplicar a massagem é necessário apenas algumas gotinhas de óleo vegetal para deslizar as mãos e aprender os movimento
Segue o vídeo bem bacana para as mamãs*-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário