quinta-feira, 19 de maio de 2016

Hipoglicemia Neonatal

Hipoglicemia Neonatal 

Hipoglicemia é  a taxa de açúcar (glicose) no sangue  muito baixa.

Logo após o nascimento,em todos os bebes,ocorre uma baixa do açúcar no sangue,já que os bebes não recebem mais suprimentos da mãe e a amamentação ainda não efetiva.No entanto,alguns bebes tem risco maior para hipoglicemia,inclusive com níveis muitos baixos de açúcar . Geralmente ocorre em até 72h de vida .

As situações como :
Prematuros 
Peso de nascimento menor que 2,5 Kg ou Maior que 4,0 Kg
Mãe com glicemia alterada durante a gestação
Alguns medicamentos para pressão alta administrado para mãe 
Recém-nascidos muito pequenos mesmo não sendo pre maturos 
Recem-nascidos muito grandes mesmo não tendo 4,0Kg
Ingestão de álcool e drogas durante a gestação 

Nesses casos ,sempre são realizados exames para verificar a glicemia ,mesmo que o bebe não tenha nenhum sintoma
A maioria dos recém-nascidos não apresentam nenhum sintoma e o objetivo do exame é justamente detectar a hipoglicemia e tratar se nescessario,antes de qualquer manifestação.
Os principais sintomas são:
*Recusa alimentar
*Choro fraco
*Cianose(Roxinho)
*abalos
*Tremores
*Hipoatividade
*Pouca reação dos estimulo ...entre outros

O diagnóstico laboratorial é realizado a partir da dosagem da glicemia em sangue venoso do bebê. Os valores da glicemia no sangue total é cerca de 15% menor que no plasma e no soro. Valor abaixo de 40 mg% indica hipoglicemia.

O teste :

O tratamento
É instalado o soro com glicose

Se não for tratada as células do cérebro necessitam fundamentalmente de glicose para exercerem as suas funções. Se a taxa de açúcar  estiver muito baixa as células nervosas podem ficar prejudicadas comprometendo algumas funções neurológicas no futuro.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Alerta sobre o surto H1N1



 O que é? A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe.Também conhecida como gripe influenza. As primeiras formas de vírus foram encontrados em porcos ,por isso também é conhecida como gripe suína.

Como transmite? A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum,ou seja,por meio de secreções respiratórias, gotículas de saliva,tosse ou espirro. O vírus pode contagiar para outra pessoa em até 7 dias,esse é o risco de contágio.

Sintomas..como diferenciar da gripe comum?
  


Prevenção
 Vacinas: o Sistema único de saúde disponibiliza de graça apenas para o grupo de riscos : Idosos,Crianças de 6 meses á 5 anos,gestantes,puérperas( que acabaram de dar a a luz) portadores de doenças cronicas ,funcionários da saúde e sistema prisional fiquem atentos no Ano do lote, se for lote do ano de 2015,poderá até tomar, porém terá que se vacinar com o lote 2016 novamente.
Porque? Devido a mutação do vírus ,a composição da vacina sempre tem que ser atualizada. Em clínicas particulares será disponibilizado para todos, não tenho conhecimento do valor.