terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Desenvolvimento da Criança com Down

Vamos falar um pouquinho sobre o que esperar do desenvolvimento neuropsicomotor da Criança com Down.
Esse post é especial,tive a ajuda da minha amiga e colega de Trabalho  Enfermeira Fernanda Belomo,que deu a luz a essa princesinha Estelinha.Vejo a luta a preocupação e amor sem tamanho,que ela tem por essa princesa, e como ela disse quando agente acha que já ama o suficiente,lá vem mais uma enxurrada de amor. Fer, muito obrigada por ceder o material, a experiência e essa fotinha linda claro.

0-3 meses
 bebê já é capaz de reagir aos sons ao seu redor. Com dois meses, ele provavelmente sorrirá quando for tocado ou quando reconhecer que alguém está lhe dirigindo a palavra. Se isso não acontecer, não se preocupe: é normal que alguns bebês demorem até os quatro meses para reagir desta maneira. Por volta de três meses, é possível que a criança já comece a sorrir espontaneamente.
Desenvolvimento motor
O bebê consegue levantar e sustentar a cabeça. Além disso, muitas crianças já são capazes de seguir objetos que são colocados à sua frente, acompanhando movimentos circulares com os olhos. No entanto, essa etapa do desenvolvimento pode demorar até seis meses para ter início.
3-6 meses
Além de sorrir espontaneamente e repetir o gesto quando é tocado ou percebe que alguém está conversando com ele, o bebê pode começar a emitir sons e outros sinais na tentativa de sorrir e falar. A essa altura, ele já reconhece sua mãe e seu pai e é possível que sinta vontade de agarrar objetos pendurados no berço.
Desenvolvimento motor
O bebê consegue, quando de barriga para cima, rolar até ficar de lado. Ele também deve conseguir sentar com apoio. É possível, inclusive, que ele já comece a sustentar a cabeça sozinho quando sentado. Nesta etapa, o bebê já é capaz de seguir objetos que são colocados à sua frente, acompanhando movimentos circulares com os olhos.
6-9 meses
Nesta etapa do desenvolvimento, o bebê aprende a se comunicar cada vez melhor. Ele já começa a emitir diferentes sons e, muitas vezes, compreende que receberá atenção se fizer barulhos diferentes além de chorar. Além disso, mostra satisfação ao interagir socialmente com outras pessoas e vira o pescoço ao ouvir vozes familiares.
Em média, os bebês com síndrome de Down começam a reagir apropriadamente a gestos como “olha aqui, venha para o colo” aos oito meses. Se isso não acontecer, não se preocupe: essa etapa de desenvolvimento pode se estender até os 13 meses.
Desenvolvimento motor
O bebê sustenta a cabeça sozinho quando sentado. Além disso, consegue sentar com o tronco reto e consegue rolar completamente. Muitos bebês já começam a sentar sozinhos e engatinhar.
Ele já agarra objetos próximos e pode ser capaz de balançá-los. Além disso, pode participar da brincadeira de esconde-esconde mexendo a cabeça para retirar uma toalha ou outro pano utilizado para tampar seus olhos.
Aos oito meses, em média, o bebê com síndrome de Down procura com os olhos objetos que tenham desaparecido de seu campo visual, desiste de um objeto para pegar outro e já troca um mesmo objeto de uma mão para a outra.
9-12 meses
Nesta fase, o bebê sabe fazer outros sons além do choro para receber atenção e reage adequadamente a determinados gestos, como “olha aqui” ou “venha para o colo”.
Aos 11 meses, em média, o bebê já começa a falar as primeiras sílabas, como “da- da” e “ma-ma”. Além disso, ele pode começar a ensaiar conversas e imitar sons. No entanto, essa etapa do desenvolvimento pode acontecer até os 18 meses.
Desenvolvimento sócio-emocional
Nesta fase, muitos bebês já aceitam receber alimentos sólidos. Além disso, é possível que o bebê já se alimente sozinho com biscoitos e participe de brincadeiras simples.
Desenvolvimento motor
O bebê consegue ficar em pé se segurando nos móveis e ensaia os primeiros passos, também com a ajuda dos móveis.  Além de agarrar objetos próximos, ele pode ser capaz de balançá-los. Ele também pode participar da brincadeira de esconde-esconde mexendo a cabeça para retirar uma toalha ou outro pano utilizado para tampar seus olhos.
O bebê também procura com os olhos objetos que tenham desaparecido de seu campo visual, desiste de um objeto para pegar outro e já troca um mesmo objeto de uma mão para a outra.
Nesta etapa, muitos bebês já são capazes de sentar sozinhos, imitar movimentos, balançar o chocalho para emitir sons, puxar a cordinha para segurar alguns brinquedos e pegar objetos de uma caixa.

12-18 meses

Em geral, o bebê já fala as primeiras sílabas, como “da-da” e “ma-ma”. Ele já ensaia conversas e imita sons. Nesta etapa, ele também pode responder a palavras e instruções verbais familiares, seja através de sons ou de gestos.
É possível que o bebê comece a compreender quando lhe dizem “não”. Além disso, algumas crianças já reconhecem partes do próprio corpo – quando, por exemplo, alguém pergunta onde está o seu nariz ou a sua boca, elas apontam para as partes correspondentes.
Em alguns casos, as crianças já começam a dizer suas primeiras palavras e a tagarelar, querendo dizer alguma coisa. No entanto, é importante destacar que cada bebê tem o seu tempo de fala – normalmente, as crianças com síndrome de Down podem demorar até três anos para dizer suas primeiras palavras.
Desenvolvimento motor
Além de agarrar objetos próximos, o bebê já pode balançá-los e deve ser capaz de sentar sozinho. Muitos bebês já conseguem ficar em pé sozinhos após completarem
o primeiro ano de vida (alguns inclusive já começam a andar). Eles também podem participar da brincadeira de esconde-esconde mexendo a cabeça para retirar uma toalha ou outro pano utilizado para tampar seus olhos.
O bebê também procura com os olhos objetos que tenham desaparecido de seu campo visual e pode encontrá-los se eles estiverem escondidos debaixo de um pano próximo, por exemplo.
Ele desiste de um objeto para pegar outro e já troca um mesmo objeto de uma mão para a outra – pode inclusive utilizar o dedo indicador para explorar sua superfície. Além disso, ele pode bater palmas, imitar movimentos, balançar o chocalho para emitir sons, puxar a cordinha para segurar alguns brinquedos e abrir uma caixa para pegar um brinquedo que esteja dentro dela.
Ao brincar com uma bola, o bebê se diverte rolando e pegando o objeto. Se receber um giz de cera ou lápis colorido, ele poderá começar a fazer marcas no papel, imitando rabiscos. Além disso, é indicado que ele comece a tentar utilizar brinquedos simples, como dois cubos para a construção de uma torre.
Fonte de pesquisa: movimento Down