Muitas são as dúvidas das mães quando entra um fisioterapeuta no leito de seu filho,eu por custume e acredito ser o mínimo a fazer,é me identificar e explicar qual a nossa função, aqui tirei algumas explicações e conceitos de artigos.
A atuação de fisioterapeutas especialistas nas áreas de cuidados intensivos pediátricas e neonatais é recente no Brasil, com difusão dos cursos e treinamentos nessas áreas principalmente a partir do ano 2000. Atualmente existem diversos cursos pelo Brasil que formam fisioterapeutas para atuação clínica e científica nessas áreas. Em fevereiro de 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, em diário oficial,a obrigatoriedade de especialização em neonatologia e pediatria para atuação de fisioterapeutas nas respectivas áreas hospitalares. Essa evolução na qualificação dos fisiote- rapeutas contribuiu para a segurança dos pacientes em unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal.
O fisioterapeuta que atua nessas áreas é responsável pela avaliação e prevenção cinético funcional (de todo e qualquer sistema do corpo humano que seja necessário) assim como por intervenções de tratamento (fisioterapia respiratória e/ou motora). Também atua junto à equipe multiprofissional no controle e aplicação de gases medi- cinais, ventilação pulmonar mecânica invasiva e não invasiva protoco- los de desmame e extubação insuflação traqueal de gás, protocolo de insuflação aplicação de surfactante, entre outros. Nesse contexto, é importante a elaboração de recomendações que orientem os.
técnicas de fisioterapia respiratória que têm como objetivo principal deslocar e/ou remover secreções das vias aéreas são denominadas “técnicas de desobstrução das vias aéreas”. Elas podem ser indicadas e aplicadas por fisioterapeutas, na faixa etária neonatal e pediátrica,nas situações clínicas que cursem
com aumento da secreção em vias aérease na prevenção de complicações .
A avaliação do paciente permite identificar, relacionar e hierarquizar os problemas, contribuindo para o diagnóstico e potencializando os benefícios das intervenções, principalmente sabendo que, na maioria nos casos, as técnicas de desobstrução das vias aéreas são indicadas nas situações clínicas que cursam com obstrução das vias aéreas por secreção e insuficiência ventilatória aguda.
Dentro do ambiente hospitalar e fora na alta podemos devemos atuar para reabilitação a função respiratória e também orientar os pais.